Agenda da semana

Tem palestra e debate para quem curte literatura e quer começar a pensar na carreira na universidade

O livro 1984 será tema de um dos eventos desta semana na USP
Se você está sem ter o que fazer nas noites desta terça e quarta, se ligue: dois eventos na USP São Carlos são uma boa pedida para quem está afim de aprender um pouco mais e planejar o futuro numa universidade.

Nesta terça, o programa Ciência às 19h traz uma edição especial com o professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e coordenador de projetos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, Sérgio Mascarenhas.

A palestra, intitulada “Como planejar seu futuro na USP São Carlos e no mundo globalizado”, vai mostrar aos novos estudantes da USP e aos que pretendem ingressar nela as oportunidades de conhecimento, cultura, interdisciplinariedade e inovação oferecidas pela Universidade. O evento começa às 19h no anfiteatro “Professor Sérgio Mascarenhas” do IFSC, no campus 1. A entrada é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3373 8075 e 3373 8689, pelo site www.ciencia19h.ifsc.usp.br ou pelo e-mail laf@ifsc.usp.br.

Já na quarta-feira, o programa é para quem curte literatura. O projeto PET-Cult realiza um debate sobre o livro 1984, do jornalista e romancista britânico George Orwell. A história se passa em Londres e mostra um mundo sombrio e opressivo, após uma guerra de escala global, dominado pelo “Grande Irmão”. A figura, que muitos anos depois inspirou o nome do reality show “Big Brother”, era capaz de monitorar a população a toda hora e em qualquer lugar por meio de equipamentos chamados teletelas.

A discussão sobre o livro deve avançar sobre temas mais polêmicos, entre eles os episódios de espionagem dos Estados Unidos, já que o livro dispaou em vendas na loja virtual Amazon após a revelação do escândalo, no ano passado.

O evento será realizado na sala 4-001 do Instituto de Ciências Matempaticas e Computação (ICMC), também no campus 1 da USP. Mais informações pelo site pet.icmc.usp.br/portal, pelo Facebook pt-br.facebook.com/petcompusp ou pelo telefone (16) 3373 9703.

Reportagem: Thaís Cardoso